quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Cabo Conversor USB-RS 232 Celestron


Adquiri um cabo conversor USB-RS 232 da Celestron para ligar meu notebook ao telescópio. Parece incrível, mas o NexStar 130 SLT vem com a antiga e não mais usada interface RS 232. Como foi uma encomenda que veio por terceiros, junto com outros equipamentos, não recebi a caixa. Veio um pequeno CD-ROM e um manual, claramente escrito por chineses com conhecimento limitado da língua inglesa.
Depois de dias pesquisando na Internet sem sucesso, parece que finalmente consegui descobrir qual o driver. O manual impresso (na verdade, uma folha) indicava um arquivo ZIP que não constava no tal CD-ROM.
Tentei instalar o cabo no meu desktop rodando Windows Vista sem sucesso (o notebook usa Windows XP). Por um golpe de sorte, dias depois o Windows me informou que havia encontrado uma 'solução para meu problema'. Indicava a instalação de um driver da Prolific PL-2303. Baixei o driver e tentei instalar no Vista, e não funcionou. Peguei o CD-ROM e localizei a pasta do driver "\Prolific\windows PL-2303 Driver 32-bit installer" e instalei no Windows XP e funcionou. Para o Vista, há uma pasta específica: "\Prolific\Vista PL-2303 Driver Installer".
Agora só falta instalar o software TheSky (que veio com o telescópio) e tentar fazer a conexão.

3 comentários:

  1. opa!
    Adquiri um Tele igual. Como meu note é vista 64bits, acho q terei o mesmo problema que o seu.

    Mas no final das contas, resolveu?

    Outra, já testou o software Stellarium?

    Abs,
    Samuel
    scastanon@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, em minha postagem de 8 de janeiro de 2012 eu explico o passo a passo para fazer funcionar o cabo RS 232-USB com o Stellarium! Leva um tempo para montar todo o equipamento, mas depois de pronto realmente fica muito prático selecionar os objetos pelo Stellarium e ver o telescópio apontar sozinho para eles.
      Acho que o Vista 64 bits não tem o problema do Windows 7 64 bits, mas não tenho certeza.

      Excluir
  2. Tout le monde chez aBlogtoWatch vous est incroyablement reconnaissant, fidèles lecteurs et commentateurs sans qui nous n'existerions pas.replique montre S'il reste des articles que certains d'entre vous trouvent mémorables, nous aimerions en entendre parler. Nous sommes tous impatients de voir ce que le monde de la montre a à offrir au cours de la prochaine décennie,fausse montre et nous nous engageons à rester déterminés à vous tenir tous honnêtement informés.

    ResponderExcluir